quinta-feira, 3 de julho de 2014

ENTENDA A COMPULSÃO POR DOCES

Você não vive sem um docinho? Veja aqui por que isso acontece e aprenda a lidar com esse ataque incontrolável



Uma das alterações de comportamento alimentar que mais atrapalham o processo de emagrecimento é a necessidade por doces. Tecnicamente, essa vontade é conhecida por craving, em analogia à busca ansiosa por uma substância em particular.

O craving é caracterizado por um ataque súbito e irresistível para comer com urgência alguma coisa gostosa – habitualmente, doce (chocolate, sorvete) ou outro alimento rico em carboidrato e gordura. A pessoa sente ansiedade em ingerir aquele alimento. Ao fazê-lo, obtém alívio momentâneo. O problema é que, se estiver de dieta, esse alívio é seguido de culpa, que reforça a ansiedade, que leva a comer de novo… Um verdadeiro círculo vicioso.

Felicidade traiçoeira
Essa sensação de que o açúcar deixa você feliz tem explicação. Grande parte das calorias dos doces provém de carboidratos, que interferem na produção de serotonina, neurotransmissor que modula o sistema nervoso, gerando bem-estar. Outra porção provém da gordura, que eleva os níveis de endorfina, substância que proporciona prazer e alivia a tensão. No caso do chocolate, ele tem ainda feniletilamina, que eleva a produção de endorfina.

E tem mais: a maioria das pessoas associa os doces a momentos felizes de suas vidas – aí está o perigo. Em situações de desconforto interno, ansiedade, stress ou depressão, acabam automaticamente recorrendo às guloseimas. Essa associação cria um poderoso atalho emocional. Por isso é que alguns chocólatras que necessitam emagrecer entram em depressão quando o chocolate é suprimido do dia a dia e abandonam a dieta – razão pela qual muitas nutricionistas, sabiamente, incluem pequenas porções na reeducação alimentar. Razão pela qual também exercícios físicos são recomendados – a malhação ajuda a levantar o humor e, consequentemente, pode dar uma tremenda força para diminuir a compulsão por doces.

FONTE: http://www.suacorrida.com.br/sua-mente/entenda-a-compulsao-por-doces/

BANANA PARA VOCÊ!

Pesquisa revela: a fruta, além de dar energia e prevenir cãibras, também melhora o humor


Se você já estava satisfeito com a fruta por ela dar energia para treinar e prevenir cãibras, certeza que vai vibrar com esta notícia: um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa de Alimento e Nutrição, nas Filipinas, comprovou que o consumo de duas a três bananas por dia melhora o humor. A explicação está na combinação de triptofano e vitaminas B6, B9 e B12, que faz o organismo produzir serotonina, neurotransmissor responsável pela estabilização do humor e pela sensação de bem-estar. “Se preferir, amasse-a e salpique cacau em pó, alimento que também estimula a serotonina”, diz a nutricionista funcional Cristina Martins, da Clínica Sara Bragança, no Rio de Janeiro.

FONTE: http://www.suacorrida.com.br/alimentacao/banana-para-voce/

WHEY PROTEIN: QUEM PODE CONSUMIR?

Se você acredita que o suplemento é válido somente para atletas, é melhor rever seus conceitos. A nutricionista Geórgia Bachi, em seu livro “Dieta com Whey Protein”, garante que ele pode ser usado por qualquer pessoa. Entenda melhor aqui



Ao fornecer muito mais benefícios do que se pode imaginar, o whey protein, proteína do soro do leite, não é indicado apenas para os praticantes de atividades físicas – crianças, idosos e gestantes também podem fazer uso desse suplemento alimentar. Isso porque possui uma alta concentração de nutrientes, como proteínas, carboidratos, cálcio, fósforo, selênio, magnésio, potássio, zinco, vitaminas B2 e B12, todos fundamentais para a manutenção da saúde humana. 

O discurso de que só atletas podem consumi-lo é um apenas um mito, que começou a ser desconstruído na década de 70, quando estudos comprovaram sua eficácia no tratamento de certas doenças, como a putrefação intestinal. Desde então, o whey protein passou a ser integrado às dietas nutricionais, descobrindo-se mais tarde sua importância no crescimento e construção de tecidos como cabelo, pele, unha e músculo. A proteína do soro do leite não é apenas um nutriente e sim um alimento completo, seu alto valor biológico atua nas funções corpóreas, por exemplo, reduzindo a pressão arterial e fortalecendo o sistema imunológico. 

Em seu livro “Dieta com whey protein”, a nutricionista esportiva Geórgia Bachi ressalta que as pessoas que consomem essa proteína do leite, independentemente se malham, treinam ou praticam esportes, garantem uma vida mais equilibrada e imune a doenças. Ou seja: a opção por consumir o whey protein aumenta a qualidade e a expectativa de vida. 

Geórgia também entra em um assunto polêmico, colocando-se a favor do consumo do soro de leite desde a infância. Ela, inclusive, dá dicas para inserir a suplementação na vida dos pequenos, como trocar o achocolatado em pó pelo whey protein sabor chocolate, na mesma proporção, ou substituir biscoitos recheados por barras protéicas, que fornecem muito mais nutrientes. 

Para os adultos, a especialista aconselha a ingestão do whey em pó, que é a sua forma mais comercializada e mais fácil de encontrar. Em qualquer uma de suas versões (isolado, hidrolisado ou concentrado), é possível acrescentá-lo em receitas domésticas como shakes e bolos. O whey concentrado vem com 35% a 80% de proteína, sendo que o restante de sua composição é de carboidrato e gordura. Na forma isolada, o suplemento em pó tem concentração de proteína superior a 90%, é praticamente nulo de gordura e carboidrato e promove uma absorção mais rápida. A terceira e última opção, o whey hidrolisado, é a mais nobre, pois passa por um processo de hidrólise, em que a proteína é pré-digerida, resultando em aminoácidos livres, prontos para o organismo utilizar. 

Decidiu dar uma chance ao suplemento? Confira a seguir três receitas práticas com whey protein elaboradas por Geórgia Bachi, que você pode inserir em sua dieta e adaptar às suas preferências. Só não esqueça que uma dieta com whey não tem efeito milagroso – é preciso conciliá-la a uma alimentação equilibrada e à prática de exercícios físicos. 

Omelete protéica 

Ingredientes

- 1 gema 

- 4 claras 

- 35g de whey protein sabor baunilha 

- 2 fatias de peito de peru 

- 1 colher (sopa) de queijo cottage 

- Sal a gosto 

Modo de preparo 

Em um recipiente, coloque as claras e a gema e misture bem. Adicione o whey protein, as fatias de peito de peru picadas, o queijo cottage e o sal. Unte uma frigideira com óleo. Despeje a mistura e acrescente 2 colheres (chá) de água. Deixe até dourar. 


Cappuccino achocolatado 

Ingredientes 

- 1 colher (chá) de café solúvel 

- 100 ml de leite desnatado gelado 

- 200 ml de sorvete de creme light 

- 30g de whey protein sabor chocolate 

- 5 cubos de gelo 

Modo de preparo 

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até que se forme uma mistura homogênea. Sirva em seguida. 


Barra protéica 

Ingredientes 

- 1 banana amassada 

- 1 colher (sopa) de manteiga de amendoim 

- 1 colher (sopa) de adoçante culinário 

-1 e ½ xícara (chá) de aveia em flocos ou quinoa 

- 120g de whey protein 

- 200 ml de bebida de soja zero 

- 4 castanhas-do-pará picadinhas 

- 1 pitada de canela 

Modo de preparo 

Misture tudo e coloque em uma assadeira forrada com papel-manteiga e untada com óleo de coco. Asse por 15 a 20 minutos. Espere esfriar, corte e embrulhe com papel alumínio.