segunda-feira, 12 de maio de 2014

Restringir alimentos pode causar compulsão

No Programa Bem Estar de hoje (12-05-14) o tema foi bem legal: 

Dietas malucas e com restrições podem oferecer riscos à saúde


Achei interessante e resolvi postar aqui no blog para compartilhar com vocês, e com quem não assistiu.


Bem Estar desta segunda-feira (12) explicou riscos desses tipos de dietas.
A princípio, elas podem emagrecer, mas é difícil conseguir manter o peso.

Grande parte das pessoas quer emagrecer e muitas fazem de tudo para isso - ingerem mais líquido, comem alpiste ou abacaxi todos os dias, colocam limão na comida, entre diversas outras medidas. Mas é preciso tomar cuidado com dietas malucas que prometem milagres, como alertou o endocrinologista Alfredo Halpern no Bem Estar desta segunda-feira (12) - segundo o médico, em curto prazo, essas dietas podem até emagrecer, mas geralmente as pessoas não conseguem manter o peso. Além disso, elas costumam ser deficientes em nutrientes, o que pode fazer mal à saúde.
Há o risco ainda de a pessoa começar a ter sintomas, passar mal e até desenvolver um transtorno alimentar ou alguma compulsão por causa das restrições que essas dietas propõem, como alertou a nutricionista Rachel Francischi.
Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern, uma alimentação inadequada - pobre em nutrientes ou em pouca quantidade - pode levar também a uma queda de açúcar no sangue (hipoglicemia) e a sintomas que representam a falta de energia para o funcionamento do organismo.
A falta de um nutriente pode aumentar o risco, por exemplo, de a pessoa extrapolar e ter um ataque de gula porque está cansada da dieta monótona. Isso pode fazer com que ela coma muito e volte a ganhar o peso que perdeu, como acrescentou a nutricionista. A dica principal, portanto, é procurar um nutricionista ou um médico para começar uma reeducação alimentar e perder peso de um jeito saudável.