sexta-feira, 23 de maio de 2014

HÁBITOS ALIMENTARES. O QUE É NECESSÁRIO FAZER PARA MUDÁ-LOS?


Fazer uma única refeição saudável é fácil. Fazer até mesmo três refeições saudáveis em um só dia é tranquilo. Agora, difícil mesmo é fazer mudanças duradouras em sua alimentação.


Para que um hábito possa ser incorporado ou descartado é preciso montar uma estratégia para vencer os obstáculos.
As razões para começar a mudança devem ser pessoais, ou seja, a vontade deve ser SUA, gerada dentro de você e não promovida por outras pessoas, como familiares ou amigos. Você precisa querer mudar! Pense nas razões de forma objetiva: se é para melhorar um problema de saúde específico, ter mais energia e disposição ou emagrecer e ficar mais feliz consigo mesmo.
Depois, pense aonde você quer chegar. Não estabeleça metas impossíveis, mas sim pense em algo razoável e estabeleça um prazo para isso acontecer. Se pretende emagrecer 10 quilos, pense em quanto tempo consegue atingir essa meta. Reflita de forma consciente. Um ritmo saudável de emagrecimento significa, no máximo, quatro quilos por mês.
E, para deixar seu plano à prova de armadilhas, pense em todos os "gatilhos" que podem aparecer ao longo do caminho de modo a atrapalhar seus planos - prepare-se para vencer! Quer um exemplo? Você quer emagrecer e mudar de hábitos, mas convive, no trabalho, com um colega glutão (que ou quem come muito e com avidez). Então, fique longe dele na hora das refeições ou dos intervalos.

E COMO COMEÇAR?


Anote seus motivos em uma folha e coloque-a em lugar visível. Defina a meta e o tempo para chegar até lá - e faça disso outra anotação. Acompanhe seu êxito, destacando as mudanças de peso a cada semana. Estabeleça objetivos de curto prazo - por exemplo, comer frutas cinco vezes por semana ou começar a refeição com a salada; e, a seguir, os de longo prazo, como emagrecer 10 quilos em quatro meses. Em uma espécie de diário, você pode até detalhar seu estado de espírito e/ou se aconteceu algo de anormal durante a refeição. São informações valiosas para reler e avaliar o que realmente funciona (e atrapalha) o seu progresso.

5 DICAS PARA VOCÊ ALCANÇAR SUA META


  • Ao invés de retirar alimentos de sua dieta diária, introduza novos. Acrescente pelo menos uma porção de frutas e salada por dia. Coma mais peixe;
  • Preste atenção no seu modo de comer e em como você se sente. Consegue perceber a diferença quando como melhor e mais tranquilamente?;
  • Diminua gradualmente o teor de açúcar e gordura de sua alimentação. Você vai notar a diferença no paladar;
  • Procure apoio entre os familiares, amigos ou em grupos que atraiam pessoas com o mesmo objetivo para trocar experiências e buscar motivação. Quanto mais apoio receber, mais fácil será para você promover mudanças;
  • E não se esqueça de se recompensar pela sua evolução! Faça o que for preciso para lembrar que está no caminho certo.