terça-feira, 29 de abril de 2014

Cuidado com banhos quentes



Mudando um pouquinho o "rumo" do blog, falando hoje sobre banho quente, nesse tempo friozinho, que eu particularmente, ODEIOOOOOO, mas vamos lá..não dá para não tomar banho gelado né?
Nesses dias mais frios a vontade é de ficar horas sob a água quente do chuveiro não é mesmo? O problema é que esses banhos divinos ressecam a pele, que já sofre com o vento e a temperatura baixa. A pele é uma das mais afetadas em dias frios. Ela fica áspera, sem vida e muito seca, deixando-a sem vitalidade e brilho.


Para resolver este problema a solução é hidratar e não demorar em banhos quentes. 

Nunca deve esquecer da aplicação do protetor solar mesmo nos dias de inverno.


Segundo especialistas, os banhos quentes ressecam a pele porque retira o manto hidrolipídico, a camada natural de proteção da pele feita de água e gordura. A situação piora quando o banho quente for combinado com ducha e um sabonete comum. Em tais dias é comum a pele ficar com aspecto avermelhado que coçam, podendo facilmente se transformar em feridas. Por esses motivos, o banho deve ser morno entre as temperaturas de 29°C e 37°C.
Outra dica importante é não ficar debaixo d'água mais de 20 minutos e sempre escolher um sabonete hidratante e evitar o uso de bucha
.
Após o banho, use um hidratante corporal e espalhe por todo o corpo.


Lembre-se também de hidratar os lábios.





segunda-feira, 28 de abril de 2014

Segunda Sem Carne

Campanha Segunda Sem Carne!!! Vamos apoiar? Eu vou...


Por mim, por você, por todas as pessoas, pelos animais, pelo nosso planeta.

Nós somos aquilo que comemos. Por isso, coma mais frutas e vegetais para ter uma vida mais saudável e prevenir doenças crônicas e degenerativas como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer. Se ame! Se cuide! Convide seus amigos a também praticarem, pelo menos, a Segunda Sem Carne.


O que é a campanha?

A Campanha Segunda Sem Carne se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de carne* para alimentação tem sobre o meio ambiente, a saúde humana e os animais, convidando-as a tirar a carne do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores.
Existente em vários outros países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido (onde é encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney) e apoiada por inúmeros líderes internacionais, a campanha foi lançada em São Paulo em outubro de 2009 numa parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da prefeitura, posteriormente estendendo-se a várias outras cidades brasileiras.
A fim de facilitar a adoção deste hábito, a SVB fornece receitas saborosas, dicas de nutrição, notícias e informações qualificadas a respeito das razões éticas, ambientais e de saúde para passar essa idéia adiante.

* No Brasil se tornou usual correlacionar a palavra “carne” com apenas a carne bovina. Lembramos que este termo, na verdade, se aplica também a peixes, aves e qualquer outro animal.

Por que segunda sem carne?
A principal razão por trás desta sugestão é que nós, brasileiros, frequentemente consumimos carnes em quantidade ainda maior durante o fim de semana. Na segunda-feira normalmente as pessoas, por esse motivo, estão mais propensas a comer coisas leves. Pesquisas indicam que os restaurantes vegetarianos recebem mais clientes às segundas-feiras. Segunda-feira é também um dia de se iniciar coisas novas, como deixar de fumar ou começar um regime.
Então, segunda-feira bem pode ser o dia para se tirar a carne do cardápio e com isso gozar de mais saúde, gerar um impacto menor ao meio ambiente e refletir sobre a maneira como os animais são criados e abatidos para gerar comida. Levando isso em conta, por que não passar a segunda-feira sem consumir carnes?


Há vários motivos pelos quais opta-se por não consumir carnes (bovina, suína, de aves, de peixes e outras).* 

Veja abaixo alguns deles:

Pelas pessoas
Uma alimentação centrada em vegetais favorece a prevenção de doenças crônicas e degenerativas como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, obesidade, diversos tipos de câncer e diabetes. Por apresentar tantos benefícios, dietas sem carne são estimuladas pela Associação Dietética Americana e Nutricionistas do Canadá, bem como por renomadas instituições como o American Institute for Cancer Research, American Heart Association, FDA (Food and Drug Administration), Universidade de Loma Linda, Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e Clínica Mayo.


Pelos animais
Atualmente, são mortos cerca de 70 bilhões de animais terrestres por ano no mundo, com a justificativa de que precisamos nos alimentar. No entanto, o reino vegetal é plenamente capaz de encher nossos pratos. Uma alimentação sem ingredientes de origem animal é ética, saudável e sustentável. Assim como nós, os demais animais querem ser livres e ter uma vida normal junto a membros da sua espécie. Desde milênios, o homem vem explorando e subjugando os animais. Considerados inferiores, são transformados em mercadoria. Impedi-los de desenvolver uma vida plena não é justo, já que possuímos outras alternativas saudáveis e menos impactantes para nos alimentar.


Pela sociedade
Grande parte dos grãos produzidos mundialmente vai para a alimentação de animais, incluindo 60% do milho e da cevada e até 97% do farelo de soja. E a maioria destes produtos animais é consumida pelos povos mais ricos. Em um planeta com um bilhão de pessoas passando fome, as carnes apresentam-se como uma fonte de alimentos extremamente ineficiente, demandando recursos escassos como água e terras agriculturáveis – que poderiam ser usados para alimentação humana direta.


Pelo planeta
Já há quase 7 bilhões de pessoas na Terra e, para produzir carne para esta população, é preciso criar bilhões de animais que consomem água, comida e recursos energéticos, demandam espaço, produzem grande quantidade de excrementos, contaminam os mananciais, causam erosão e geram poluição atmosférica. A criação de animais para abate é uma forma ineficiente de produzir alimentos: para cada quilo de proteína animal são necessários de 3 a 15 kg de proteína vegetal (milho, soja e outros).


* Note que cada um destes motivos pode motivar uma dieta “vegetariana estrita”, ou seja, aquela que — além de excluir todas as carnes — exclui também os outros ingredientes de origem animal (como laticínios e ovos).

Receitas






sexta-feira, 25 de abril de 2014

Drenagem Linfática

Falando hoje sobre um assunto que eu, particularmente, gosto muito, a Drenagem Linfática. 
Desde sempre faço, gosto e me sinto muito bem. Hoje não consigo ficar sem, e às vezes, quando não dá para fazer na semana na clínica que vou, tento pelo menos seguir alguns passos para fazer em casa, para não ficar sem de jeito nenhum.
Encontrei profissionais de altíssima qualidade que cuidam de mim e indico, são as meninas da Mariah-relaxplace (https://www.facebook.com/mariahrelax)Nayara Benedini e Taynara Brandão, duas irmãs com excelente potencial no que fazem.

Drenagem linfática: tratamento para inchaço e celulite


Sim, ela trata o inchaço e a celulite, mas todas as pessoas deveriam saber o quanto a drenagem linfática faz bem, não apenas para essas duas coisas, e sim para todo o organismo.

O que é a drenagem linfática?
A Drenagem Linfática é um procedimento leve e agradável, com movimentos lentos e rítmicos. Tem como função estimular o sistema linfático, varrer toxinas do organismo, ativar o metabolismo, eliminar o inchaço e melhorar a oxigenação do tecido.

A Drenagem Linfática é indicada para quem?
- Retenção de líquido
- Redução de celulite edematosa
- Pós-operatório de cirurgias plásticas

Como funciona a Drenagem Linfática?
A Drenagem Linfática exerce uma função importante em todo o nosso organismo. Melhora a circulação sanguínea eliminando toxinas e diminuindo a retenção de líquidos (inchaço), além de ativar a oxigenação celular e nutrição dos tecidos. Esta massagem deve ser coadjuvante em todos os tratamentos: celulite, gordura localizada, flacidez e estrias, pois potencializa e melhora os resultados.

A Drenagem Linfática dói?
Realizada somente por profissionais devidamente treinadas e habilitadas, a Drenagem Linfática consiste em uma massagem com movimentos suaves e lentos por todo o corpo, completamente sem dor, promove relaxamento muscular e sensação de bem estar. Por suas funções e por ser indolor, também é indicada em pós – operatório de cirurgias plásticas faciais e corporais.

Quantas sessões de Drenagem Linfática são necessárias?
No mínimo 10 sessões, com frequência de duas a três vezes por semana, porém depende dos objetivos e tratamento proposto.

Indicação: 
 Mariah - Relax Place


quinta-feira, 24 de abril de 2014

COMBOS PODEM ATÉ DOBRAR CALORIAS, SÓDIO E GORDURAS

Econômicos, os combos fast foods podem trazer prejuízos para a dieta e para a saúde




A princípio os combos das redes de fast food parecem um ótimo negócio. Afinal, adicionando valores que variam entre R$4,00 e R$9,00 é possível comer bem mais.  A batata frita com refrigerante, entradas ou sobremesas com refrigerantes e o refil do que foi pedido aparecem como os "brindes" obtidos por uma pequena quantidade de dinheiro a mais. 

Porém, o que é econômico para o bolso, pesa na sua saúde. Com os combos as quantidades de calorias, gorduras, gorduras saturadas, açúcar e sódio ingeridos chegam a dobrar.  "Para piorar, muitas vezes a pessoa não tem consciência de que está comendo tudo isso a mais", observa a nutricionista Cátia Medeiros. 

Um estudo publicado no Archives of Pediatrics & Adolescent Medicineem concluiu que os adolescentes consomem em média 310 calorias extras quando frequentam redes de fast foods. Já as crianças ingerem cerca de 126 calorias a mais nos locais de comida rápida. A pesquisa envolveu no total 9 mil adolescentes, além dos pais de crianças entre dois e 11 anos. 

Outra pesquisa, desta vez realizada pela St. Catrherine University, nos Estados Unidos, concluiu com base em dados de 1997 e 2010 que os cardápios das redes de fast food possuem a mesma qualidade nutricional deficiente do que de anos passados. 

Por isso, mesmo com o controle da quantidade de calorias, ter uma dieta baseada principalmente nos alimentos das redes de fast food é prejudicial para a saúde já que ela é rica em gorduras saturadas e sódio e pobre em vitaminas, minerais e fibras. "A alimentação não é balanceada em alguns nutrientes e no decorrer do tempo vai ocasionar carências nutricionais ao indivíduo", explica a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da empresa Consultoria Alimentar. 

A orientação das nutricionistas é restringir ao máximo o consumo desses sanduíches. "Se tiver muita vontade ingira até uma vez por mês para amenizar o estrago. Quem come esses sanduíches uma vez por semana corre o risco de ter aumento de peso, hipertensão, alterações no colesterol e, dependendo das escolhas no restante dos dias, diabetes", alerta Medeiros. Além disso, procure evitar os combos e ingerir apenas o sanduíche, o pedaço de pizza ou a pipoca. 

Ao adicionar a batata frita outros problemas de saúde podem ocorrer. "Há a possibilidade desta batata conter acroleína, substância que se forma quando o óleo atinge a temperatura de fervura e que pode ser um gatilho para desencadear um câncer", alerta Medeiros. 

Os refrigerantes também contam com outros problemas além do açúcar em excesso. "Eles possuem uma frutose sintética que em excesso pode ao longo do tempo desencadear uma esteatose hepática, doença que se caracteriza pelo excesso de gordura no fígado", explica Medeiros. 

Abaixo estão listadas quais as principais diferenças nutricionais entre o combo e apenas o sanduíche, quais as principais substâncias em excesso em cada um deles e os problemas que elas podem causar para a saúde. 


Combo do Whooper duplo do Burger King


O combo do Whooper duplo do Burger King pode chegar a ter todas as calorias recomendadas em um dia, caso a pessoa aproveite bem o refil gratuito de refrigerante e tome três copos da versão comum. Mesmo que ela ingira somente um, o combo conta com 1531 calorias, o que equivale a 77% das 2000 calorias geralmente indicadas para o dia e se forem dois copos a porcentagem sobe para 1766 calorias, 88% das calorias indicadas no dia. Quando é consumido somente o sanduíche, a quantidade de energia ainda é alta, mas ainda menor, são 978 calorias, cerca de 49% da recomendação diária.

Apenas o sanduíche já possui 62 gramas de gorduras totais, 113% da recomendação diária de 55 gramas, e 21 gramas de gordura saturada, 95% do máximo que pode ser ingerido, 22 gramas. A situação fica ainda pior com o combo, que conta com 78 gramas de gorduras totais, 142% do recomendado, e 37 gramas de gorduras saturadas, 168% do que é orientado. 

O combo, com batata frita, conta com 2062 mg de sódio, ultrapassando o máximo que pode ser consumido no dia do mineral, 2000 mg. Apenas o sanduíche possui 1497 mg de sódio, 75% do que é orientado desta substância por dia.  Como ele permite um refil livre de refrigerantes, o açúcar ingerido é muito alto, podendo chegar a 172 gramas, equivalente a 14 colheres de sopa, caso a pessoa ingira três copos da versão normal. Além de todos esses problemas, o combo ainda possui 1,7 gramas de gorduras trans. 

A gordura saturada, presente em grandes quantidades no sanduíche e em valores são ainda mais assustadores no combo, pode causar problemas sérios. "Caso seja consumida em excesso, como ocorre com quem consome os fast foods semanalmente, há o risco de aumentar o colesterol ruim, LDL, a pressão arterial e outros problemas cardiovasculares", afirma a nutricionista Cátia Medeiros. 

Uma opção mais saudável que pode ser encontrada no Burger King é a salada Caesar, mix de folhas com peito de frango grelhado e croutons. Esta salada tem 53 calorias, de acordo com o Burger King. 

- Informações nutricionais dos produtos Burger King pesquisados no site oficial da rede. 
- O site do Burger King só fornece a quantidade de sódio contida no versão light do refrigerante da rede Informações da recomendação diária de sódio, gorduras e açúcar para adultos: Anvisa e Ministério da Saúde 


Combo Big Bob's do Bob's



O sanduíche Big Bob's conta com 625 calorias, 31% das 2000 calorias diárias que costumam ser orientadas. As quantidades de gorduras deste sanduíche são muito altas, ele possui 39 gramas de gorduras totais, 71% dos 55 gramas máximos de gordura total orientados e 13 gramas de gorduras saturadas, 59% dos 22 gramas recomendados. O sanduíche ainda conta com 1454 mg de sódio, 73% dos 2000 mg máximos recomendado no dia e 1,3 gramas de gorduras trans.

Quando a batata frita média e o refrigerante são comprados juntos com o sanduíche, os valores nutricionais ficam ainda mais alarmantes. O combo conta com 1049 calorias, 52% das necessidades calóricas diárias, 16,4 gramas de gorduras totais, 83% do orientado, e 16,4 gramas de gorduras saturadas, 75% do que é orientado. O sódio também aumenta significativamente passando para 1819 gramas, 91% das quantidades diárias recomendadas (2000 mg). 

A gordura trans do combo é 3,3 gramas, enquanto o sanduíche tem 1,3 gramas, ou seja, duas vezes e meia maior do que a presente apenas no Big Bob's. "Esta gordura é ainda pior do que a saturada, pois é modificada pela indústria. Além de aumentar o colesterol ruim, LDL, a trans também irá baixar o colesterol bom, HDL", explica a nutricionista Catia Medeiros.
Este tipo de gordura também pode favorecer problemas cardiovasculares. 

Na rede Bob's uma alternativa mais saudável é o sanduíche de peito de peru. Este sanduíche é feito com pão integral, peito de peru, salada e tomate e tem 278 calorias. 

Informações nutricionais dos produtos Bob's pesquisados no site oficial da rede. Informações da recomendação diária de sódio, gorduras e açúcar para adultos: Anvisa e Ministério da Saúde 


Combo Big Mac do Mc Donald's



O Big Mac, sanduíche mais famoso do Mc Donald's, possui 494 calorias, 25% das 2000 calorias normalmente necessárias no dia. As gorduras também apareceram em boas quantidades, com 26 gramas de gorduras totais, 47% de 55 gramas, a quantidade máxima recomendada. O hambúrguer ainda possui 9,7 gramas de gorduras saturadas, 44% dos 22 gramas máximos de gorduras saturadas que podem ser consumidas no dia. O sanduíche ainda possui 817 mg de sódio, 41% dos 2000 mg recomendados por dia.

O combo, versão que inclui a batata frita e refrigerante (500 ml), conta com 982 calorias, o dobro do que apenas o sanduíche. Ele também contém 41 gramas de gorduras totais, 75% das necessidades diárias, 14,3 gramas de gorduras saturadas, 65% do máximo recomendado por dia, e 1148 mg de sódio, 57% do recomendado para o dia.

Uma opção mais saudável que pode ser encontrada na rede Mc Donald's é a Premium Salad Grill, que conta com frango grelhado, mix de folhas, cenoura ralada, tomate grape, nozinhos de muçarela, croutons e tomate seco. Este prato tem somente 227 calorias, 755 calorias a menos do que o combo do Big Mac. 

Informações nutricionais dos produtos Mc Donald's pesquisados no site oficial da rede. Informações da recomendação diária de sódio, gorduras e açúcar para adultos: Anvisa e Ministério da Saúde 


Combo individual da Pizza Hut



O combo individual da Pizza Hut é composto por um superpedaço de pizza, que equivale a um quarto da versão grande, uma entrada e um refrigerante de 400 ml. Somente o superpedaço de muçarela conta com 783 calorias, 39% das 2000 calorias recomendadas por dia, 72 gramas de carboidratos, 24% dos 300 gramas carboidratos orientados no dia e 39 gramas de gorduras totais, 71% dos 55 gramas da substância recomendados. A pizza também conta com 16,8 gramas de gorduras saturadas, 76% dos 22 gramas da substância indicados e 1659 mg de sódio, 83% dos 2000 mg da substância recomendados em um dia.   

Apenas a pizza já possui grande quantidade de substâncias prejudiciais para a saúde. Porém, o combo com a entrada de dois breadsticks de pepperoni e uma refrigerante Coca-Cola, possui valores nutricionais alarmantes. 

Este combo possui 1266 calorias, 63% do que é normalmente recomendado no dia, 55 gramas de gorduras totais, 100% das gorduras totais orientadas no dia, 20,8 gramas de gorduras saturadas, 95% da quantidade máxima orientada para um dia. O combo também tem 2249 mg de sódio, 112% da quantidade da substância orientada para um dia. Além disso, a quantidade de carboidratos passa a ser 147,4 gramas, o dobro quando comparado somente com a pizza e 49% da quantidade diária recomendada do nutriente.

Algumas pessoas podem pensar que por serem assadas, a pizza e a entrada são muito melhores do que os sanduíches com opções fritas. Porém, é importante observar como é que o alimento assado que está sendo ingerido. "Note o que vai em cima dos assados, pode ser um queijo e um embutido muito gordurosos, como ocorre com essas pizza e entradas", alerta Medeiros. 

Além disso, o combo conta com muitos carboidratos simples que levam a picos de glicemia no organismo. Com o passar do tempo isto faz com que a pessoa corra o risco de desenvolver resistência à insulina. Como os carboidratos simples são absorvidos mais rapidamente no organismo do que os integrais, a pessoa também sente fome antes. 

O coração corre riscos com o excesso de carboidratos simples. "Quando há grandes quantidade de glicose que não são gastos como energia, a maior parte é transformada em triglicerídeos com um consequente acúmulo de lipídeos, gordura no corpo, que em excesso é perigoso para a saúde por suas associações a problemas cardiovasculares", explica Novais. 

A salada de frango é uma opção mais saudável no cardápio da Pizza Hut. Este prato conta com somente 348 calorias, tratam-se de 918 calorias a menos do que o combo. 

Informações nutricionais dos produtos pizza Hut pesquisados no site oficial da rede. Informações da recomendação diária de sódio, gorduras e açúcar para adultos: Anvisa e Ministério da Saúde 


Combo BMT do Subway



O sanduíche de 15 centímetros BMT do Subway com o pão de 9 grãos conta com 380 calorias, 19% das 2000 calorias máximas orientadas no dia, 12,6 gramas de gordura total, 23% dos 55 gramas orientados diariamente. O sanduíche também conta com 3,8 gramas de gorduras saturadas, 17% dos 22 gramas de gorduras saturadas orientados diariamente e possui 1141 ml de sódio, 57% da orientação máxima de 2000 mg da substância por dia. 

Já com o de 30 centímetros todos esses valores dobram e o sódio passa a ser 2282 mg, ou seja, ultrapassa a quantidade máxima orientada para um dia. Assim, este sanduíche possui 760 calorias, 38% do que é orientado no dia, 25,2 gramas de gorduras totais, 46% da recomendação diária, 7,6 gramas de gordura saturada e 35% da orientação máxima diária.   

Apesar da versão de 15 centímetros não possuir valores nutricionais tão alarmantes, com exceção do sódio, quando o combo de um refrigerante e um cookie é incluído a situação muda. 

As calorias passam a ser 790, 40% do que é orientado diariamente, e as gorduras saturadas são 8,8 gramas, 40% do que é recomendado por dia. Ambas dobram suas quantidades quando comparadas com a versão que conta apenas com o sanduíche. Além disso, o combo conta com 126 gramas de carboidratos, 42% da orientação diária, 22,6 gramas de gorduras totais, 41% da orientação por dia e 1288 mg de sódio, 64% do que é recomendado da substância para um dia. 

O combo do sanduíche de 30 centímetros é ainda pior nutricionalmente. Ele conta com 1170 calorias, 59% da recomendação diária, 173 gramas de carboidratos, 58% da orientação por dia da substância e 42,6 gramas de proteínas, 85% dos valores máximos orientados. Além disso, este combo tem 35,2 gramas de gorduras totais, 64% do que é orientado para o dia, 12,6 gramas de gorduras saturadas, 57% da recomendação diária e 2429 mg de sódio, 121% do que é orientado por dia. 

Os embutidos presentes no sanduíche são os principais responsáveis pelo excesso de sódio. Grandes quantidades do mineral podem causar uma série de problemas para a saúde. "O consumo excessivo de sódio pode levar a hipertensão arterial, problemas cardiovasculares, além de poder causar a retenção de líquidos em algumas pessoas", aponta Novais. 

Os embutidos e carnes processadas ainda possuem uma substância chamada nitrito. "Consumida em excesso. esta substância pode aumentar o risco de câncer e é perigoso para crianças que ainda não têm uma boa flora bacteriana", diz Medeiros. 

O sanduíche vegetariano é uma alternativa saudável na rede Subway. Este sanduíche de 15 centímetros possui somente 177 calorias.  

Informações nutricionais dos produtos Subway pesquisados no site oficial da rede. Informações da recomendação diária de sódio, gorduras e açúcar para adultos: Anvisa e Ministério da Saúde 


Combo Brutus do Giraffas



O sanduíche Brutus do Giraffas conta com 594 calorias, 30% das 2000 calorias que são recomendadas para o dia, 43 gramas de proteínas, 86% dos 50 gramas orientados diariamente e 29 gramas de gorduras totais, 53% da recomendação diária. O sanduíche também possui 11 gramas de gorduras saturadas, 50% da quantidade diária orientada da substância e 1110 mg de sódio, 56% da recomendação diária da substância. O sanduíche também possui gorduras trans. Esses valores já elevados, ficam ainda piores com o combo que inclui batata frita média e refrigerante.  

O combo possui 1060 calorias, 53% da orientação diária, 122 gramas de carboidratos, 41% da orientação diária, 45,6 gramas de proteínas, 91% das necessidades diárias, 43 gramas de gorduras totais, 78% do que é orientado por dia, 14 gramas de gorduras saturadas, 64% do máximo orientado e 1594 mg de sódio, 80% da recomendação diária. 

Além de ter em excesso substâncias que não são boas para a saúde, os sanduíches e, especialmente, os combos das redes de fast food ainda são pobres em nutrientes essenciais. "Eles são pobres em vitamina, minerais e em fibras", observa Novais. As vitaminas e minerais são essências para o bom funcionamento do organismo, enquanto as fibras contribuem para o melhor trânsito intestinal e proporcionam saciedade. 

Uma alternativa mais saudável na rede Giraffas é o prato tilápia, que conta com um filé de peixe, legumes, purê de batatas e brócolis e tem apenas 286 calorias. Este prato possui 774 calorias a menos do que o combo Brutus. 

Informações nutricionais dos produtos Giraffas pesquisados no site oficial da rede. Informações da recomendação diária de sódio, gorduras e açúcar para adultos: Anvisa e Ministério da Saúde 


O combo do cinema



A pipoca pequena do cinema possui em média 21%* das necessidades calóricas diárias, 420 calorias, 34% do sódio, 690 mg, e 9% das gorduras saturadas, 9 gramas. Porém, em boa parte dos combos das redes de cinema só é possível adquirir versões grandes, com refrigerante de um litro e a pipoca cuja versão com manteiga possui 59% das necessidades calóricas diárias, 1170 caloria. 

Este combo irá ter 80% da quantidade de calorias recomendadas no dia, 1600 calorias.  Além disso, ele conta com 100% da gordura saturada, 22 gramas, 35% do açúcar, 106 gramas, e 75% do sódio, 1500 mg, orientados para o dia. 
Assim como a pipoca pequena de cinema é muito menos prejudicial do que o combo, a versão caseira é ainda melhor. A mesma quantidade da pipoca grande com manteiga do cinema, 187 gramas, quando feita em casa sem a manteiga ou óleo conta com 159 calorias a menos, 724 calorias no total, e apenas 13% das quantidades diárias recomendadas de sódio, 15 mg. 

Consumir mais energia do que se gasta leva ao ganho de peso ao longo do tempo, mas os problemas não param por ai. "O excesso de calorias também pode causar a obesidade, aumento do colesterol ruim, LDL, do triglicérides e maior probabilidade da pessoas desenvolver o diabetes", conta a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da empresa Consultoria Alimentar. 

*As principais redes de cinema do Brasil não disponibilizam os valores nutricionais de seus combos na internet, nas lanchonetes e nem após pedidos da equipe editorial do Minha Vida. Os dados mencionados pertencem ao Nutrition Action, organização não governamental dos Estados Unidos que defende os direitos dos consumidores e a Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Informações da recomendação diária de sódio, gorduras e açúcar: Anvisa e Ministério da Saúde. 


            POR BRUNA STUPPIELLO - PUBLICADO EM 22/04/2014



segunda-feira, 21 de abril de 2014

Para acelerar o organismo


Quem tem a saúde e o bem-estar entre seus assuntos preferidos já ouviu falar nos alimentos termogênicos. São aqueles ingredientes que possuem a capacidade de acelerar o gasto calórico do organismo, seja durante a digestão, seja na hora do processo metabólico. Acredita-se que o consumo de determinadas substâncias pode gerar um aumento de até 10% do gasto energético total. O tema ainda é muito discutido entre pesquisadores e seus benefícios ainda não são um consenso geral, mas vários estudos apontam que vale a pena apostar nesses alimentos.
O termo que dá nome a esse grupo de ingredientes vem da termogênese, que corresponde à transformação da energia na forma de calor gerada nos tecidos vivos. E a função dos termogênicos é justamente turbinar essa produção de energia, queimando as reservas do corpo. "Esses ingredientes podem atuar diretamente nas células que armazenam gorduras, os adipócitos, potencializando sua utilização. Outras substâncias agem no sistema nervoso central, estimulando o estado de alerta e a concentração, dando mais disposição", explica a biomédica e bióloga Solange Aparecida Esteves, que é mestre em ciências nutricionais e coordenadora do curso de Gastronomia do Centro Universitário Barão de Mauá (Ribeirão Preto).
De acordo com a especialista, alguns estudos mostram que, sozinhos, esses alimentos produzem um consumo energético 5% superior ao gasto do metabolismo basal, que é a energia necessária para manter as funções vitais normais. "Isso quer dizer que, se uma pessoa gasta 1600 cal para manter o organismo funcionando, passaria a utilizar 1680 cal ingerindo alimentos termogênicos", frisa Solange. Quando se leva em consideração o gasto energético total, esse aumento pode chegar a 10%.
Como complementa a nutricionista Cristina Trovó, a eficiência dos termogênicos depende da combinação ideal. "É a dieta balanceada, conciliada a esses alimentos e à atividade física, que vem demonstrando os melhores resultados", explica a especialista. Para isso, o ideal é sempre recorrer à ajuda profissional antes de redefinir o cardápio.



INGREDIENTES QUE PODEM FAZER A DIFERENÇA
Na lista dos principais ingredientes estão as pimentas, especialmente as vermelhas. Elas são cheias de capsaicina, substâncias que, além de causar aquela sensação de ardência no paladar, favorece a queima de gorduras. O ingrediente ainda estimula o apetite, aumenta a salivação e os movimentos peristálticos, que ajudam a conduzir o alimento por todo o sistema digestivo. Estudos apontam que essa substância favorece a quebra de gorduras.
Entre os mais conhecidos ingredientes termogênicos está, ainda, o gengibre. "Sua capacidade de acelerar o metabolismo se deve ao gingerol, que estimula a eficiência do processo digestivo e também ajuda a aumentar a sensação de saciedade", explica Cristina. Também o Ômega 3, já conhecido por ajudar a diminuir os índices de colesterol ruim e ainda elevar os níveis do bom, também pode ser considerado um termogênico. Portanto, a linhaça e os peixes de águas profundas, como o salmão, o atum e o bacalhau, são excelentes apostas.
A canela também é um termogênico: ela aumenta o gasto calórico do organismo durante a digestão e também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. "Isto porque é fonte do mineral cromo, capaz de melhorar o controle da glicemia", acrescenta Solange. Já o cacau entra nesta lista porque contém teobromina que, além de ter ação termogênica no fígado e no tecido adiposo, é capaz de modular o metabolismo das gorduras. Outra poderosa substância presente nesse ingrediente é a cafeína, encontrada, em maior quantidade, no café, no pó de guaraná e no chá verde, entre outros alimentos.
Os benefícios do chá verde, aliás, não se restringem à cafeína. "Na verdade, é a catequina seu grande diferencial, pois essa substância, juntamente com a primeira citada, estimula o sistema nervoso a transformar gordura em fonte de energia", reforça Cristina. Outra bebida em que vale a pena investir é o chá de hibisco. A bebida reduz o processo de maturação das células de gordura, evitando que elas sejam acumuladas no corpo, especialmente no abdômen e nos quadris. Mas atenção: este hibisco não é aquele encontrados nos jardins. Seus nome é Hibiscus saddariffa", explica Solange.


O QUE ARDE... EMAGRECE!
As pimentas são poderosos termogênicos. E é justamente a substância química que dá a ela seu caráter ardido que detém as propriedades benéficas à saúde. "A pimenta vermelha, que existe em vários tamanhos, é fonte de capsaicina e de outros componentes chamados capsaicinoides. Essas substâncias são responsáveis pela ardência característica do ingrediente e têm atraído grande atenção devido a propriedades analgésicas, anticancerígenas, anti-inflamatórias, antioxidantes e antiobesidade. Quanto mais ardida a pimenta, mais capsaicina ela possui e, consequentemente, mais benefícios ela trará. A concentração pode variar de 0,1 a 1% em massa", explica a nutricionista Renata Cavalcante.
De acordo com a especialista, as pimentas favorecem a quebra de gordura no tecido adiposo e podem aumentar em até 20% a atividade metabólica, se ingeridas em quantidades adequadas, podendo ser adicionadas a saladas e pratos quentes como tempero. Alguns pesquisadores recomendam uma dose diária de três gramas de pimenta, visando ao aumento do metabolismo e a perda de peso. "No entanto, é preciso esperar os resultados de novos estudos sobre os efeitos da capsaicina na saúde humana, principalmente no sentido de determinar a quantidade ideal para adquirir tais benefícios", alerta Renata.
A pimenta-do-reino _ a versão natural _ também possui propriedades benéficas ao organismo, mas, nesse caso, é graças à piperina. "Essa substância também aumenta a termogênese natural do corpo. A quantidade desse ingrediente e os efeitos para o organismo são praticamente equivalentes à pimenta vermelha", afirma Renata.
Mas a pimenta não está entre os ingredientes preferidos dos brasileiros. Por aqui, o consumo não chega a 0,5 grama por pessoa. Para se ter uma ideia, na Tailândia, esse número atinge 10 gramas por pessoa. Segundo a nutricionista, o segredo para aumentar esse índice pode estar na elaboração de receitas criativas com o ingrediente. "Diversos tipos de pimentas contêm poucas calorias, são digestivas e ricas em vitamina A, B1, B2, C, E e niacina. Esses frutos também possuem um número significativo de minerais, como magnésio, ferro e aminoácidos, especialmente os de cor vermelha", ressalta Renata, lembrando que nem todas as pessoas podem consumir pimenta. Indivíduos com intolerância, gastrite, esofagite, hemorroida e refluxo, por exemplo, devem evitar este ingrediente. Portanto, consultar um especialista continua sendo a melhor receita.
Mas é preciso tomar cuidado com os exageros, pois os termogênicos podem representar riscos à saúde. "Quando não administrados na forma correta, podem causar insônia, dores de cabeça, taquicardia, enjoo e desconfortos acarretados pela agitação", alerta Cristina Trovó, ressaltando que a eficiência desses ingredientes está na dosagem dos nutrientes. Segundo a especialista, o uso concomitante de vários alimentos termogênicos também é uma conduta perigosa. "Indivíduos com pressão arterial elevada precisam ter cuidado redobrado", acrescenta Cristina. Solange complementa que crianças, gestantes e pessoas com cardiopatias, úlceras e alergias também não devem consumir esses alimentos com muita frequência, pois eles podem provocar, nesses casos, hipoglicemia, distúrbios gastrointestinais, dores de cabeça, nervosismo, insônia e taquicardia.

Fonte: Revista revide - Ano 28 n°15 edição semanal 706 18 de Abril de 2014
          Texto: Luiza Meirelles/Fotos: Carolina Alves

domingo, 20 de abril de 2014

Look + Antes e Durante

Look de sábado para sair com os amigos





look de domingo de Páscoa


com um ANTES e DURANTE para dar um UP na minha RA



Jiló – Benefícios para a Saúde

Resolvi fazer essa postagem sobre o JILÓ, pois nunca, NUNCAAA consegui comi essa coisinha tão amarga, mas resolvi experimentar novamente, pois depois que mudei minha alimentação o meu paladar também mudou. E não é que mudou mesmo, consegui comer jiló genteeee.. sério comi salada de jiló no almoço, claro que não foi a melhor salada do mundo, mas comi super tranquila.
Então vamos para os benefícios que ele nos traz?


Compensação Pelo Sabor Amargo

Muitas pessoas quando ouvem falar em jiló lembram imediatamente de seu gosto amargo e dizem logo que não gostam do alimento, mesmo os que nunca o consumiram.

No entanto, de acordo com especialistas em nutrição seu sabor amargo é compensado pelos vários benefícios que ele traz para o organismo humano como, por exemplo: Protege o sistema cardíaco, combate a halitose e auxilia na perda de peso corporal.

Nutrientes Presentes no Jiló

O jiló é um fruto e não um legume como a berinjela ou o pimentão, ao contrário do que muita gente pensa. Ele é rico em Vitaminas do Complexo B e C, Vitamina A, além de possuir na sua composição cálcio, minerais, magnésio e ferro, que o ajuda a combater o colesterol alto e o mau hálito nas pessoas. O jiló possui elementos bioquímicos que são conhecidos como flavonóides, substâncias antioxidantes cuja função é a proteção arterial no combate ao aumento de colesterol, que é a gordura ruim.










De acordo com os profissionais especializados em nutrição ele é um alimento essencial na manutenção de um sistema cardíaco saudável. Na dieta alimentar ele funciona como um controlador de apetite, pois inibe a vontade de comer nas pessoas. Em virtude de possuir somente quarenta calorias em cem gramas pode ser consumido em grande quantidade provocando a sensação de saciedade. Vale ressaltar para que os efeitos sejam efetivos os indivíduos devem consumi-lo nas refeições pelo menos uma vez por semana, sendo o ideal duas vezes nesse período.



Dieta Alimentar Contra a Obesidade

Um dos problemas mais comuns atualmente é a obesidade, uma situação que pode contribuir para o surgimento de várias doenças nas pessoas por isso seu combate é de extrema importância. Além de incluir jiló na alimentação, outras recomendações nutricionais feitas por um novo guia de orientação contra o excesso de gordura corporal informa que nas refeições realizadas a metade do prato deve conter vegetais, frutos e legumes.
De acordo com os nutricionistas e nutrólogos os benefícios que o jiló traz para a saúde das pessoas faz com que ele seja um alimento indispensável na dieta dos indivíduos, porém para os que não suportam seu gosto amargo, uma sugestão é triturar e transformá-lo em uma farinha ou farofa para que ele possa ser consumido em conjunto com vários outros alimentos, diminuindo seu paladar característico.
De acordo com profissionais especialistas em nutrição somente duas colheres de sopa da farofa do jiló já são suficientes para sua atuação benéfica no organismo humano. Outra opção que pode ser aproveitada é refogá-lo na manteiga e no azeite para tornar sua ingestão mais fácil. No entanto, o valor do fruto está justamente no paladar amargo que pelo estímulo da salivação apresenta uma ação bactericida, promovendo uma higiene na boca e um hálito mais saudável.


segunda-feira, 14 de abril de 2014

Chá de Hibisco

Exagerou no final de semana? Em alguma festa? Ou mesmo durante a semana que não era pra ter "jacado"?

Que tal um chá de hibisco para minimizar os estragos?


O chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa. Ele é rico em substâncias antioxidantes como flavonoides e ácidos orgânicos. Estes nutrientes proporcionam diversos efeitos benéficos para o nosso organismo.



Conheça seus benefícios:

- Antioxidante

- Diurético

- Termogênico

- Auxilia no emagrecimento

- Auxilia na digestão

- Combate a inflamação

- Saboroso

Estudos apontam que alguns flavonoides presentes na bebida também possuem efeito cardioprotetor e vasodilatador. Assim, as substâncias ajudam a aumentar o colesterol bom, HDL, diminuir o colesterol ruim, LDL, triglicerídeos e a pressão arterial.

Modo de preparo: Coloque 1 litro de água para ferver. Desligue o fogo quando estiver iniciando a fervura, acrescente 2 colheres de sopa cheias da erva e deixe em infusão por 3 minutos. Sempre coberto por um pires para não perder os princípios ativos voláteis. Coe e beba quente ou frio - na geladeira dura no máximo 6 horas. Mas logo após o preparo, a biodisponibilidade dos princípios ativos é maior.


Atenção! Gestantes e lactantes devem evitar o chá de hibisco. Alguns estudos apontaram que a bebida possui ação mutagênica, ou seja, pode interferir na estrutura dos genes do bebê, trazendo problemas.


Fonte: Mariana Guimarães – CRN: 11100240