segunda-feira, 7 de abril de 2014

Suco da manhã

O suco da manhã de hoje foi meu café da manhã. Hoje dei uma inventada e coloquei:

  • Abacaxi - desintoxicar o organismo; Fonte de vitaminas, proteínas e ferro; Manutenção dos tecidos cerebrais; Auxilio na formação dos ossos; Regula as funções musculares e nervosas; Previne problemas no baço e no fígado; Previne e auxilia no tratamento de anemia; Promove o descongestionamento das vias urinárias; Fortalecimento do sistema imunitário; Estimula a produção de glóbulos vermelhos; Estimula a concentração. A beterraba é um tubérculo, que possui várias propriedades nutritivas e medicinais, que promovem o bom funcionamento do organismo e previnem doenças como a anemia e de distúrbios do fígado e do baço.
  • Couve - rica em vitamina A, B6, C, K e cheia de minerais como o cálcio e ferro a couve ajuda a prevenir e combater diversas doenças. Ela possui ação vermífuga, ajuda a combater problemas do fígado e estômago, é muito aconselhada para amenizar a asma e bronquite e, possui ação laxativa. Além de tudo isto, a couve possui alguns compostos como os fenólicos que segundo pesquisas, tem sido eficaz em diminuir a multiplicação de células cancerígenas. Por ser pobre em calorias (100 gramas contém 25 kcal), a couve pode estar presente em dietas de restrições calóricas, cujo objetivo é emagrecer. No entanto, as couves podem causar flatulências ou gases em alguns indivíduos.
  • Morango - uma fruta em que dez unidades médias possuem apenas 50 calorias. Uma de suas principais propriedades é a vitamina C, que é um antioxidante excelente na prevenção de infecções e gripes, além de fortalecer capilares dentes e ossos. A antocianina é a substância que dá essa cor maravilhosa ao morango e também é antioxidante que auxilia na prevenção do envelhecimento da pele e da arteriosclerose. O morango também contém piroxidina (vitamina B6) que é benéfica para mulheres. Além disso, é rico em fibras e melhora as funções intestinais. O magnésio e o potássio, também presentes, causam um leve efeito diurético, benéfico para quem sofre com retenção de líquidos ou hipertensão arterial. Junto com o fósforo, esses três são excelentes mantenedores do sistema nervoso.
  • Farinha de Berinjela - acredita-se que a farinha de berinjela contenha os nutrientes em que o vegetal é rico, como vitamina B3 (niacina) e vitamina C, por exemplo. Porém isso ainda não foi estudado e estabelecido. A maior vantagem da farinha de berinjela está na sua alta composição de fibras. Para se ter uma ideia, são indicadas 55 gramas de fibras ao dia em uma dieta de 2 mil calorias diárias. A farinha de berinjela apresenta 6,8 gramas em uma porção de uma colher de sopa (15 g), ou seja, equivale a 27% desse valor. Por outro lado ela é bem pobre em gorduras, contendo apenas 0,3 g a cada 15 g. Como precisamos consumir no máximo 55 gramas de gordura ao dia, uma porção supre apenas 0,5% da quantidade desse macronutriente que precisamos ao dia. A farinha de berinjela ajuda emagrecer, pois ela aumenta a saciedade, reduz a gordura corporal, controla a compulsão por doces. Ela ajuda também os diabéticos. Reduz as gorduras no sangue. Melhora o funcionamento do intestino. Aumenta a imunidade. É rica em antioxidantes. 
  • Gengibre - o gengibre não é uma raiz, mas sim um rizoma (um tubérculo como a batata) com caules retorcidos. Rico em propriedades medicinais, ele é utilizado há mais de 3 mil anos como remédio para diversos males. O gengibre é fonte de vitamina B6, cobre, magnésio e potássio. Por ser antioxidante, aumenta a imunidade, previne o câncer e ainda embeleza a pele e o cabelo. O gingerol - composto que dá sabor picante ao gengibre - retarda o crescimento de tumores no intestino. Ele é um alimento termogênico, ou seja, aumenta a temperatura do corpo, mantém o metabolismo acelerado e eleva a queima de gordura. O consumo do gengibre tem contraindicação para quem é hipertenso ou tem problemas estomacais, como gastrite e úlcera. Consulte sempre o seu médico, mesmo que não haja estudos conclusivos sobre o mal que sua acidez pode causar. 

E aqui está a foto do meu suco que tomei no meu café-da-manhã
ficou uma delícia. Adoro tomar esses sucos de manhã, em jejum, ou menos se for comer alguma coisa depois, tem dias que não como nada, me sinto satisfeita apenas com os sucos.