Quando o assunto é emagrecimento, veja as respostas para as principais dúvidas:
A cada dia somos bombardeadas com dicas para emagrecer. Mas uma coisa é certa: por meio de escolhas alimentares adequadas e da prática regular de atividades físicas, é possível manter o peso.
Os carboidratos devem ser excluídos dos cardápio à noite?
Não há necessidade da exclusão do carboidrato à noite, mas sim de consumi-lo com moderação, já que o gasto calórico é menor. Por isso, nesse horário ele deve ser consumido em poucas quantidades. O mais indicado é optar pelas opções integrais, que são fontes de fibras e garantem saciedade por mais tempo.
Quando praticamos atividade física pela manhã, para melhor resultado na queima de gorduras, é melhor malhar em jejum?
Nesse caso, a perde de peso pode até ocorrer, no entanto, não é nada saudável. A prática de exercícios em jejum pode levar à hipoglicemia, a desmaios e prejudicar o desempenho, bem como causar perde de massa muscular. Para alcançar o resultado desejado, quem se exercita com a intenção de emagrecer deve manter um cardápio balanceado e consumir, antes e após a academia, fontes de carboidratos para o fornecimento de energia. Após o treino, o consumo de proteínas também é importante para a recuperação muscular.
Se eu quiser substituir uma refeição, o que é melhor: shake ou sopa pronta (industrializada)?
Nesse caso, prefira os shakes. As sopas prontas, em geral, possuem alto teor de sódio, que e excesso pode levar ao aumento da pressão arterial e à retenção de líquidos. Além disso, essas sopas não contêm todos os nutrientes necessários para substituir uma refeição. Já os shakes, além do baixo valor calórico, possuem em sua formulação proteínas, vitaminas e minerais, que tornam o produto nutricionalmente balanceado para ser utilizado como substituto de até duas refeições diárias. Prefira as opções com alto teor de fibras, que proporcionam saciedade.
Atenção! A substituição de refeições não deve se tornar um hábito. Para uma perda saudável e duradoura de peso, o cardápio deve ser balanceado, contendo grãos integrais, frutas, hortaliças e óleos vegetais prensados a frio.
Para quem quer emagrecer, ao consumir uma sobremesa, deve-se preferir chocolate diet ou amargo?
Prefira sempre o chocolate amargo. Riquíssimo em antioxidantes, ele proporciona benefícios à saúde do coração, retarda o envelhecimento, estimula o funcionamento cerebral e ameniza a vontade de consumir outros doces. No chocolate diet, o açúcar é substituído por gordura, sendo mais calórico do que as outras versões. É uma opção para diabéticos, e não para quem deseja perder peso.
Fonte: Revista Mundo Verde Vida saudável, munda sustentável - texto Nutrição por Bruna Murta